terça-feira, 28 de julho de 2009

PHELPS PERDE NOS 200 M LIVRE


Phelps perde nos 200 m livre

A expectativa em Roma era uma só: quando Michael Phelps corresponderia às expectativas e passaria a pulverizar recordes e resultados? Nesta terça-feira, ele provou que não está no mesmo momento de 2008, quando entrou no livro de recordes como o maior atleta olímpico de todos os tempos.

Nos 200m livre, prova que não perdia desde as Olimpíadas de Atenas, em 2004, ele decepcionou. Foi superado pelo alemão Paul Biedermann, o novo recordista mundial. Phelps não chegou nem perto de sua marca: fez 1min43s22 nesta terça e 1min42s96 em Pequim. Biedermann, enquanto isso, completou a prova em 1min42s00. O russo Danila Izotov foi terceiro (1min43s90).

Ao sair da piscina, o fenômeno norte-americano não escondeu o desânimo. Saiu de de cara fechada, insatisfeito com o resultado inesperado. "Foi uma bela prova para ele. Não estou feliz", disse às TVs.

Na entrevista, deu a entender que o desgaste do ano passado, com as Olimpíadas de Pequim, foi grande demais. "Estou longe do meu melhor", admitiu.

Phelps foi o nadador mais rápido a reagir e deixar o bloco na largada, mas não manteve aquela pequena vantagem. O norte-americano completou os 100 m em desvantagem de cerca de dois décimos, e não reagiu. Biedermann abriu uma vantagem ainda maior e fechou mais de um segundo à frente do campeão olímpico.


"HOJE EU SOU O MAIS RÁPIDO"

Paul Biedermann comemora muito o ouro e o recorde, junto ao técnico
Você acha que, com o mesmo traje (Phelps nadou de LZR, considerado mais lento que o X-Glide ou o jaked), poderia vencer também?
Nem tudo é o traje. Acho que, em forma, Phelps pode me vencer. Mas ele não esta em seu melhor momento. Hoje eu sou o mais rápido.

Na segunda-feira o nadador alemão já tinha surpreendido. Quebrou o recorde mundial de Ian Thorpe para conquistar o ouro nos 400m livre. "É tudo graças ao traje. Com ele, sou dois segundos mais rápido", disse.

Mas ao vencer os 400m, você disse que 2 segundos eram do traje. Mudou de opinião?
Hoje sei que o traje não é tudo. Quando bati o recorde, disse que ele tinha me dado dois segundos. Mas logo depois, (o antigo dono do recorde, Ian) Thorpe me ligou e disse que não era verdade, que o nadador era mais importante. Agradeço muito a ele pela mensagem
 
©2007 '' Por Elke di Barros