sábado, 18 de julho de 2009

CHACRA DO PLEXO SOLAR OU MANIPURA


CHACRA DO PLEXO SOLAR, OU MANIPURA { 3 }
(em sânscrito, cidade da joia)

Considerado o centro de poder do corpo, pois governa a vitalidade, a energia e os impulsos, esse chacra fica na altura do um bigo. “O prana (energia vital) penetra no corpo material por essa região”, conta Maísa Misiara. Também está relacionado à assimilação das emoções, ao egocentrismo, ao apego, aos desejos e às ambições. No nível físico, está ligado ao pâncreas e, quando enfraquecido, pode facilitar o surgimento de azia, má digestão, úlcera e diabetes. Já no campo psíquico, atenção, causa submissão e baixa autoestima. Quando muito estimulado, traz agitação. Seu elemento é o fogo.

Como equilibrá-lo
Ilumine a região localizada acima da cintura com a cor amarelo-ouro. A terapeuta de cristais Miriam Carvalho indica a utilização de citrino natural e topázio imperial para essa mentalização.

• Espalhe, na base do crânio ou sobre o chacra, uma ou duas gotinhas de óleo essencial de manjericão, verbena ou limão para acalmá-lo. Se a intenção for ativá-lo, opte por cravo, bergamota, patchuli ou pinho.

• Sente-se com a coluna ereta sobre uma base confortável, feche os olhos e entoe o bija mantra RAM, levando sua atenção até o chacra do plexo solar. Repita o som em silêncio sempre que precisar de ajuda para acreditar em si mesma ou finalizar uma tarefa. Medite imaginando o fogo, que está relacionado a esse chacra. Pense no poder transformador desse elemento e visualize a ponta de uma chama se desfazendo no ar.

Para refletir
Equilibre sua necessidade de comandar os diferentes aspectos da vida praticando o serviço desinteressado.

Marichyasana
(postura sentada em torção lateral)

Sente-se com as duas pernas esticadas e dobre o joelho esquerdo. Mantenha o espaço de uma mão entre o pé direito e a coxa esquerda, e envolva o joelho esquerdo com o braço direito. Gire para a esquerda e apoie a mão esquerda atrás de você. Respire de dez a 20 vezes, faça o movimento do outro lado e relaxe.

fonte: Bons Fluídos
 
©2007 '' Por Elke di Barros