sábado, 25 de julho de 2009

CHACRA DA COROA OU SAHASRARA


CHACRA DA COROA, OU SAHASRARA { 7 }
(em sânscrito, mil vezes maior)

É além do topo da cabeça que se encontra o último chacra. No campo físico, está sutilmente relacionado ao funcionamento do cérebro e à glândula pineal. No entanto, há quem afirme que ele não se liga a nenhum órgão, pois já transcendeu os limites do corpo. Aqui reside a realização espiritual e a essência do ser. Não possui um elemento relacionado, somente o plano de energia cósmica. Desenvolvido, proporciona o despertar da consciência plena e a comunhão com o divino. Em desequilíbrio, nos afasta do sentido espiritual da vida. Demasiadamente ativado, revela prepotência, arrogância e medo da morte.

Como equilibrá-lo
Para acessá-lo, imagine uma coroa nas cores violeta, branca ou dourada. Tenha perto cristal de quartzo, diamante ou ametista.

• Aromas capazes de estimular a energia do último chacra: alecrim, bergamota, hortelã, gerânio, jasmim e rosa. Para acalmá-lo, lavanda, olíbano ou mirra.

• O mantra que desperta o chacra da coroa é o OM. Antes de dormir, deite-se na cama com os olhos fechados, tente se livrar de todo e qualquer pensamento e repita o mantra tantas vezes quanto possível.


• Entoe o bija mantra HAM durante alguns minutos, levando o seu pensamento até o chacra laríngeo. Prepare- se para isso sentando num lugar confortável, com a coluna ereta e as pernas cruzadas. Concentre-se no chacra da garganta e pense na vastidão do éter, um elemento invisível e nada palpável. Por alguns minutos, visualize uma luz intensa invadindo todo o seu corpo. Depois abra os olhos vagarosamente.

Para refletir
Todos os elementos purificados revelam a nossa verdadeira essência.


PADMASANA
(postura de lótus)

Meditar na postura do lótus é indicado para ativar o chacra da co roa. Sentada, dobre o joelho direito e coloque o pé so bre a coxa esquerda. Faça o mesmo com a outra perna e tente manter os calcanhares perto do umbigo. A palma das mãos permanece voltada para o teto. Mantenha a coluna ereta e respire profundamente.

 
©2007 '' Por Elke di Barros