quinta-feira, 16 de julho de 2009

CHACRA UMBILICAL OU SWADHISTHANA


CHACRA UMBILICAL, OU SWADHISTHANA{2}
(em sânscrito, morada do Sol)

Localizado na região do baixo-ventre, quatro dedos abaixo do umbigo, tem a água como elemento e rege o inconsciente coletivo, a expressão da energia sexual, a satisfação dos prazeres, a criatividade e a procriação. No plano físico, comanda os líquidos corporais — como a menstruação, o sangue, o esperma e as lágrimas — e os sistemas digestivo e reprodutivo. “Em harmonia, é responsável pela saúde geral do organismo”, afirma Márua Pacce. Em desequilíbrio, pode levar à depressão, à dependência emocional e a problemas renais, intestinais, circulatórios e de reprodução. Hiperativo, estimula demais a sexualidade.

Como equilibrá-lo
Sempre que sentir necessidade, mentalize a cor laranja na área do chacra. As pedras podem auxiliar nesse processo — use âmbar ou olhode- tigre.

• Camomila, tangerina ou lavanda são ideais para tranquilizar esse centro energético. Para ativá-lo, vá de hortelã, alecrim, jasmim ou ilangue-ilangue. A aplicação dos óleos essenciais deve ser feita em cima do chacra ou no espaço situado entre as sobrancelhas.

• O bija mantra associado a esse ponto energético é o VAM. Antes de entoá-lo, sente-se com a coluna ereta e direcione sua atenção para o chacra. Outra opção é meditar por pelo menos cinco minutos se concentrando na fluidez. Lembre-se de sua transparência e frescor antes de dirigir a sua atenção para a área do chacra. Em seguida, imagine uma piscina cheia de água evaporando com o forte calor.

Para refletir
Sinta que você é capaz de reproduzir em cada ação no mundo o ilimitado poder da força criadora.


Paschimottanasana
(postura da pinça)

Também conhecida como flexão intensa para sempre, esta é uma postura de fácil execução. Sente- se no chão, flexione a base da coluna e alongue lentamente o tronco em direção aos pés, sem forçar os seus limites para não se machucar. Tente manter o peitoral aberto, o pescoço alongado e empurre os ombros para baixo, afastando-os das orelhas.

fonte: Bons fluídos
 
©2007 '' Por Elke di Barros