quarta-feira, 22 de julho de 2009

CHACRA LARÍNGEO OU VISHUDDHI


CHACRA LARÍNGEO, OU VISHUDDHI{ 5 }
(em sânscrito, purificação)

Localizado na região da garganta, esse chacra, cujo elemento é o éter, está associado à capacidade de comunicação dos pensamentos e sentimentos, ao desenvolvimento da generosidade e à evocação espiritual. “Ele dá origem ao dom da palavra, à sabedoria”, acrescenta Maísa Misiara. Se desequilibrado, do ponto de vista físico, pode causar rouquidão e otite, e no nível psíquico, sensação de falência no poder de se expressar, introversão, apatia, tristeza e incapacidade de reconhecer as próprias necessidades. Muito estimulado, deixa o indivíduo extremamente crítico.

Como equilibrá-lo
Sempre que tiver vontade ou sentir necessidade, mentalize uma faixa azul-celeste envolvendo seu pescoço. Utilize quartzo azul, águamarinha, turquesa ou amazonita para ajudar no procedimento.

• Lavanda, camomila, cedro e manjerona são os aromas que conseguem suavizar o chacra laríngeo. Para ativá-lo, selecione hortelã, vetiver, gerânio ou patchuli. Aplique as gotas nas têmporas ou sobre a região da tireoide.

• Entoe o bija mantra HAM durante alguns minutos, levando o seu pensamento até o chacra laríngeo. Prepare- se para isso sentando num lugar confortável, com a coluna ereta e as pernas cruzadas. Concentre-se no chacra da garganta e pense na vastidão do éter, um elemento invisível e nada palpável. Por alguns minutos, visualize uma luz intensa invadindo todo o seu corpo. Depois abra os olhos vagarosamente.

Para refletir
Minha voz comunica sabedoria no mundo.


Sarvangasana
(inversão sobre os ombros)

Deite-se e coloque as mãos ao longo do corpo. Dobre as pernas, eleve- as e desencoste os quadris do chão. Apoie as mãos nas costelas e levante o corpo. Para voltar à posição inicial, apoie as mãos no chão, abaixe as pernas, flexionando-as ao mesmo tempo que sente a coluna encostar no chão.

Importante: esse ásana não deve ser feito durante o período menstrual.

fonte: Bons fluídos

 
©2007 '' Por Elke di Barros