quarta-feira, 1 de julho de 2009

DESPERTE SEUS CHACRAS


Desperte os chacras que existem em você

Quando funcionam de forma harmoniosa, os sete centros energéticos distribuídos ao longo do nosso corpo garantem saúde física, emocional, mental e espiritual. Descubra as características associadas a cada um e o que você pode fazer para que eles trabalhem com força total.

Captar, armazenar e espalhar a energia vital dos pés à cabeça. De acordo com a filosofia hindu, essa é a nobre função dos sete chacras — que significam rodas, em sânscrito.
“Alinhados entre a base da coluna e o alto da cabeça, eles ficam em áreas de convergência dos mais de 70 mil nadís, filamentos que pertencem ao corpo sutil e que transportam energia assim como as veias e artérias do corpo físico fazem com o sangue”, explica o médico César Deveza, da Clínica Yoga, Ayurveda e Meditação em Saúde, especializado em homeopatia e ayurveda, de São Paulo.

Para nos manter equilibrados, os chacras captam e transformam a força vital do céu e da terra (chamada pelos indianos de prana), e a repassam aos corpos físico, mental e espiritual por meio dos nadís. “A pleno vapor, esses pequenos redemoinhos coloridos giram no mesmo sentido e nos ajudam a viver bem do ponto de vista físico, mental e espiritual”, completa Márua Roseni Pacce, fundadora do Núcleo de Yoga Ganesha, de São Paulo.

O problema é que eles nem sempre trabalham de modo eficiente e, nesses casos, podem contribuir para o surgimento de problemas emocionais e até de doenças. “Alimentação inadequada, estresse, sedentarismo, pensamentos negativos e conflitos pessoais estão entre os fatores que podem desarmonizar esses pontos luminosos”, explica a médica Maísa Misiara, da Clínica Cítara Saúde Ayurveda, de São Paulo.
A boa notícia é que é possível harmonizá-los por meio da prática da ioga, da meditação, de exercícios respiratórios (pranayamas), entre outras atividades. “Vale lembrar que nenhuma delas funciona se você não concentrar o pensamento nos pontos específicos”, orienta Márua Pacce. Outro lembrete importante: o ideal é fazer os ásanas, as meditações e os pranayamas sob a orientação de um especialista.

fonte: Revista Bons Fluídos

Em breve estarei postando um a um os sete chacras: Chacra da Raiz, Chacra Umbilical, Chacra do Plexo Solar, Chacra Cardíaco, Chacra Laríngeo, Chacra Frontal e Chacra da Coroa.

gifs

 
©2007 '' Por Elke di Barros