sábado, 24 de outubro de 2009

PARABÉNS POLIANA OKIMOTO!


Poliana chega ao topo "forçada" e com preparação 100% brasileira

Até chegar ao título do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas, a paulista Poliana Okimoto passou por muita coisa. Uma garota que temia nadar no mar, ela começou nas piscinas e precisou de um enorme empurrão do técnico e marido Ricardo Cintra para enfrentar este novo desafio, no qual tem apenas três anos de experiência.

A brasileira começou a carreira como fundista, colecionando títulos nos 800 m e 1.500 m livre. No entanto, um evento que assistia pela televisão mudou os planos. Ricardo é quem estava ligado e, depois de ver a Travessia dos Fortes de 2004, ligou para Poliana.

"Querendo ou não, ano que vem você nadará esta prova", disse ele. "Eu sabia que quanto maior a distância da prova melhor seria para ela, então resolvemos apostar nas maratonas."

Não foi tão fácil convencer Poliana da opção. Quando estava no Rio, a apenas um dia da competição, ela mal conseguiu realizar um treino no mar, para se adaptar às águas cariocas. "Ele me fez nadar a Travessia (risos). Eu tinha muito medo, nem consegui treinar", contou ela, que saiu do mar chorando na ocasião. No dia seguinte, no entanto, a paulistana foi campeã da Travessia dos Fortes, com o recorde da prova.

"Eu já sofri muito, chorei, quis ir embora... Foi só com muita persistência que venci, superei fazendo provas e entrando no mar", explicou Poliana.

Ricardo, no entanto, não é "crucificado". "Eu fiz isso por amor. E porque sabia que as características dela eram propícias para estas provas", disse ele. A presença do marido tem sido primordial para os sucessos no mar, com o detalhe especial de ela ter uma preparação 100% brasileira.

Na natação brasileira, nomes como César Cielo e Thiago Pereira treinam no exterior. Já Felipe França, vice-campeão mundial nos 50 m peito, prepara-se em São Paulo, mas seu técnico, Ari Soares, conta com técnicas trazidas do Japão. Poliana Okimoto, no entanto, conta apenas com o trabalho realizado em Santos. A aposta em Ricardo foi até arriscada, já que ele, um ex-nadador, passou a comandá-la quando era recém-formado.

"Modéstia à parte, o crescimento vem só com o que eu tenho feito com a Poliana realmente. Até porque o Brasil é uma referência na modalidade. Quando treinamos, vejo os alemães e russos observando o que fazemos", explicou ele.

"Hoje está muito mais fácil, com a convivência. Eu só de olhar sei se ela precisa treinar, ou se precisa descansar", completou.

As experiências do casal podem gerar outros frutos. Isso porque Ricardo Cintra tem uma escolinha com estrutura totalmente dedicada às maratonas aquáticas, em que trabalha com jovens com 12 anos, em média. "Nossa seleção já é uma potência. Se massificarmos o esporte, ficará ainda mais fácil trazer esta molecada para nadar até 2016".

Questionada sobre o que é mais importante na relação com Ricardo Cintra, seu técnico e marido, Poliana Okimoto não titubeou: "o casamento". A parceria já dura oito anos, sendo que o casal oficializou a união em 2008, casando depois do sétimo lugar da nadadora nos Jogos Olímpicos de Pequim.

Acompanhei muitas provas da Poliana, como fundista e que maravilha ver que se encontrou em águas abertas. Parabéns! O mérito é todo seu, porque não adianta bons treinadores, condições de treinamento se o atleta não se eforça e ela se esforçou muito para chegar onde está. Continue firme, a vitória faz parte da sua vida.


beijos

terça-feira, 20 de outubro de 2009

RELÓGIO BIOLÓGICO


Relógio Biológico

CURIOSIDADES SÉRIAS SOBRE AS NECESSIDADES DO NOSSO CORPO REGIDAS PELA SEQÜÊNCIA DAS HORAS

DESPERTAR

das 7hs às 8hs

Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. À partir das 6h, o corpo produz um hormônio que faz acordar, o cortisol. Entre 7h e 8h, a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Essa faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com o pé direito.

ATENÇÃO:

Voltar a dormir é um erro; por volta das 9h o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

PRAZER

das 9hs às 10hs

A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está em seu apogeu. O prazer experimentado só será aumentado. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta ao dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

TRABALHO

das 10hs às 12hs

O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido na seqüência) está mais ativa. Depois que as endorfinas presentes entre 9hs e 10hs desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para refletir, discutir idéias e encontrar inspiração.

DESCANSO

das 13hs às 14 hs

A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco.

Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

MOVIMENTO

das 15hs às 16hs

A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormônios específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

RUSH

das 18hs às 19hs

A partir das 18h, o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a atividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico, hora certa de mandar as crianças fazerem a lição de casa, por exemplo.

RISCO DE PILEQUE

das 20hs às 21hs

Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar. É bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos ativas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido. Evite tomar bebidas alcoólicas!

SONO

à partir das 20hs...

A melatonina (hormônio do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18h. Mas é às 20h que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente idéia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

REGENERAÇÃO

das 21hs a 1h

Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção do hormônio do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Esse hormônio permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.

Fonte: Yvan Touitou, Médico Cronobiologista da Faculdade de Medicina Pitié- Salpêtrière – FRANÇA.

Interessante, muito interessante



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

GOLFINHOS "JOGAM FUTEBOL" COM ÁGUA-VIVA



Cientistas britânicos conseguiram captar pela primeira vez em vídeo um grupo de golfinhos nariz-de-garrafa jogando entre si águas-vivas, numa espécie de futebol aquático.

Os golfinhos são conhecidos por sua inteligência avançada e por gostarem de interagir em grupo.

A brincadeira, observada na costa do País de Gales, surpreendeu os pesquisadores, que agora querem realizar estudos para compreender o comportamento dos animais.



*As imagens do vídeo são uma cortesia de Council for Wales, Sea Watch Foundation e Marine Awareness North Wales
fonte: Notícias Uol

Eu particularmente amo os golfinhos, eles são muito inteligentes, sempre bem humorados, fofos, enfim: lindos!

beijos

sábado, 10 de outubro de 2009

MASSA FAZ EXAMES E OLHO ESQUERDO ESTÁ 100%

Exames mostram que funções do olho esquerdo de Massa estão 100%

Felipe Massa realizou nesta sexta-feira (9) os primeiros exames médicos exigidos pela FIA no hospital Pitié Salpetrière, em Paris. De acordo com nota publicada no site oficial da Ferrari, os resultados foram bastante animadores. A maior preocupação era quanto à visão de Massa, já que o brasileiro fraturou o crânio na altura do olho esquerdo.

O exame oftalmológico, no entanto, mostrou que Felipe conseguiu recuperar totalmente todas as funções do olho atingido.
O piloto dará continuidade aos exames neurológicos neste sábado e somente após todos os resultados é que poderá treinar com uma F2007 privada – da mesma forma como Michael Schumacher testou. É possível que, caso seja liberado pela FIA, Massa treine já na próxima segunda-feira (12).

O brasileiro se recupera de um acidente sofrido no treino classificatório do GP da Hungria, há pouco mais de dois meses, quando uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello o atingiu violentamente na testa. Felipe ficou internado nove dias no hospital AEK, em Budapeste. O tratamento para o retorno do ferrarista, entretanto, segue acelerado.

No fim do mês passado, Felipe treinou de kart em São Paulo, por quase uma semana. Em nenhum momento dos treinamentos no kartódromo da Granja Viana, o piloto se sentiu desconfortável. Na Itália desde a última segunda-feira, Massa ainda testou por dois dias em um simulador da equipe italiana, na cidade de Modena.
Apesar da ótima expectativa de recuperação total do acidente sofrido em Hungaroring, o retorno à F1 ainda neste ano parece improvável.

Nesta quinta-feira, em um chat por meio do site da Ferrari, o piloto revelou que a possibilidade de guiar o carro que hoje pertence a Giancarlo Fisichella é remota.
Vale lembrar que Felipe dará a bandeirada do GP do Brasil, que acontece no dia 18 de outubro, em Interlagos.

valeu Massinha!

AGENDA CULTURAL PARA O FIM DE SEMANA PROLONGADO



Achei interessante, para quem quiser assistir e coloquei o vídeo do IG, destacando os lançamentos principais.

bom feriado a todos

 
©2007 '' Por Elke di Barros