segunda-feira, 21 de maio de 2012

ANEL DE FOGO, ECLIPSE ANULAR - Diversas fotos


Yokohama, no Japão, foi uma das cidades que viu o anel de fogo. Muitos outros lugares apreciaram apenas o eclipse parcial


Sequência de fotos mostra o anel de fogo em Tóquio

Estado do Texas também viu o eclipse anular. Como a Lua está muito longe da Terra, ela não conseguiu bloquear toda a luz do Sol, que forma o chamado anel de fogo


Sequência mostra o fenômeno em Seul, a cidade viu apenas o eclipse parcial, e não o anular



Chineses e japoneses começaram a semana contemplando um eclipse solar. O fenômeno começou na segunda-feira ao amanhecer no sul da China (domingo às 19h06 no horário de Brasília) e seu campo de visibilidade se moveu rapidamente para o leste até a costa sul do Japão.

Por volta das 7h30 da segunda-feira, horário local (19h30 do domingo em Brasília) o fenômeno teve início no céu de Tóquio. A Lua cobriu o Sol e tapou 94% de sua superfície, desenhando um anel.

Mais de 80 milhões de japoneses, entre eles 35 milhões da região de Tóquio, admiraram este eclipse solar anular. Na capital japonesa, o evento só se repetirá com estas características dentro de três séculos e a última vez que um fenômeno deste tipo pôde ser visto foi há 173 anos, em setembro de 1839.

O eclipse anular deve ser visível em uma faixa de 240 a 300 km de largura em toda a Ásia Oriental, no norte do Oceano Pacífico e a oeste dos Estados Unidos, segundo a agência espacial americana.

Outros encontros astronômicos estão previstos para início de junho (eclipse lunar e o trânsito de Vênus), os quais os japoneses também poderão desfrutar a priori.


fonte: Terra, Uol, ig


 
©2007 '' Por Elke di Barros